Pastilhas estão sempre em alta na decoração de ambientes – são muitas as opções de materiais, texturas, cores e formatos. É possível encontrar desde pastilhas de vidro (as mais comuns) até porcelana, cerâmica, pedra natural e aço inox! Existem pastilhas para todos os gostos e estilos!
Além de embelezar o espaço, as pastilhas são muito duráveis e resistentes – praticamente não absorvem água, por isso são muito utilizadas em áreas molhadas como banheiro, lavanderia, cozinha e até piscinas.
Interessante saber também que, apesar de o tamanho padrão das placas de pastilhas ser de 30x30cm, existem 3 sistemas mais comuns no mercado, que diferem um do outro pela forma que as pecinhas da pastilha são espaçadas e agrupadas entre si: tela de nylon, ponto cola e papel.
Entenda:
- Teladas: são espaçadas e agrupadas através de uma tela de Nylon colada no seu verso;
- Ponto cola: possuem pequenos pontos de junção entre as pecinhas;
- Empapeladas: são coladas pela frente (parte decorada da pastilha) em uma película de papel com cola à base de água.
Existem particularidades para cada sistema que devem ser observadas durante o assentamento. Como este tipo de revestimento requer mais atenção e destreza para assentar, já existem ferramentas que auxiliam muito para ganhar mais produtividade e alcançar a qualidade de acabamento desejada, como o Nivelador Autoadesivo para Pastilhas, por exemplo, que fornece mais rigidez a placa facilitando seu manuseio e instalação.
Para conhecer mais sobre como instalar pastilhas e as ferramentas ideias, acesse este link que contaremos mais detalhes!