O marketing está diretamente ligado ao sucesso de uma empresa, longe de ser apenas divulgação ou propaganda, o marketing está envolvido em vários aspectos como identidade visual, estratégias, atendimento e outros pontos que fazem parte da engrenagem que garante o bom funcionamento de uma organização.
Neste conteúdo abordaremos 4 dicas de marketing para profissionais azulejistas voltadas à prospecção de novos clientes, autopromoção, dicas de divulgação, profissionalismo e redes sociais.
Então vamos lá, confira os pontos abaixo:
01 – Redes sociais:
As redes sociais vieram para revolucionar a comunicação entre as empresas e clientes, ficou muito mais prático, rápido, eficiente e eficaz a forma de se divulgar e fazer com que o cliente conheça os seus serviços.
Por este motivo é imprescindível que o profissional esteja presente nas redes sociais. Facebook, Instagram, WhatsApp e Youtube são algumas das mais indicadas para os profissionais azulejistas.
Tudo bem, você entende a importância de estar presente nas redes sociais, mas não vê grandes resultados no seu perfil. Nossa dica é: comece aos poucos, o crescimento é gradativo.
Para te ajudar a melhorar seu crescimento, separamos algumas dicas:
- Separe sua conta pessoal de conta profissional, às vezes o cliente não está interessado no que você faz em seus momentos de lazer, seu posicionamento político ou sobre seu time de futebol, por exemplo.
- Não tente apenas “vender” seus serviços, ofereça conteúdo de valor aos seus seguidores. Dicas de como você realiza uma tarefa diária, andamento das obras, inspirações e exemplos de design de interiores, etc.;
- Lembre-se que quantidade é diferente de qualidade, antes de sair postando desenfreadamente, certifique-se que o conteúdo produzido é relevante ao seus seguidores, mas lembre-se de ser constante.
- Esteja sempre atento ao lançamento de novas funcionalidades das plataformas. Os conteúdos criados com ferramentas novas costumam ter mais engajamento do que os conteúdos tradicionais, o REELS é um ótimo exemplo.
- Aprofunde seu conhecimento em diversas áreas como anúncios e análises de público das plataformas, é fácil encontrar muita informação de qualidade em plataformas gratuitas como o YouTube.
02 – Plano de ação;
O plano de ação é uma ferramenta do marketing que consiste basicamente na organização de tarefas, definição de prioridade e metas a serem alcançadas.
É comum um profissional azulejista trabalhar com duas ou mais obras ao mesmo tempo, sendo assim, ter um planejamento para manter-se organizado e não deixar passar nenhum detalhe na execução dos serviços é imprescindível, neste caso o plano de ação é uma ótima ferramenta para ajudar o profissional a se organizar.
Criar um plano de ação é simples, basta o profissional organizar as informações em um papel, planilha ou quadro (lousa) com as tarefas e metas a serem executadas. Tente manter um cronograma de execução mensal, onde priorize atividades com urgência e mais complexas.
O que deve conter no plano de ação:
- Lista de tarefas e atividades a serem executas;
- Data de início e fim previsto para cada item da lista;
- Anexo do orçamento referente à obra (Acesse o modelo personalizado de orçamento para azulejistasclicando aqui)
- Responsável pela execução da tarefa, caso o azulejista tenha ajudantes.
- Maiores dificuldades na execução das tarefas, podendo assim medir o nível de complexidade da atividade.
03 – Marketing Pessoal:
O marketing pessoal está diretamente ligado ao posicionamento e promoção pessoal do profissional, ou seja, está relacionada à postura, comportamento, forma de se vestir, entre outas. Essas são maneiras de promover e melhorar a imagem do profissional azulejista ao cliente.
O azulejista está em constante contato com argamassa, poeira e outras coisas que o impedem de se manter limpo o dia inteiro. Porém, é muito importante manter-se em bom estado, uniformizado, mantendo a imagem de profissional caprichoso e cuidadoso, assim ter maior credibilidade e confiança eu seus serviços e profissionalismo. Evite utilizar roupas rasgadas e manchadas, por exemplo.
Outra forma de manter um bom profissionalismo é evitar brincadeiras desnecessárias e comportamentos exagerados durante a execução do serviço. Manter um ambiente descontraído e agradável é imprescindível, porém brigas e algumas atitudes devem ser evitadas.
- Organização do ambiente de trabalho;
- Zelo pelas ferramentas (Manter sempre limpas e em bom estado);
- Cuidado com os detalhes, cantos e objetos da obra;
- Cordialidade no atendimento ao cliente.
Estes são alguns pontos importantes do marketing pessoal que o profissional azulejista deve estar atento.
04 – Aprenda com seus concorrentes;
O mercado de trabalho é altamente competitivo, mas o sol nasce para todos. Diferente de muitas outras profissões, os azulejistas costumam ser um grupo profissional unido, a entrega de conteúdo, indicação de serviço e dicas para realização de determinada atividade é comum entre os profissionais.
Não tenha medo de perguntar ou ensinar, pois ninguém nasce sabendo e o conhecimento que você tem hoje, um dia lhe foi passado por outro profissional.
Aprender com outros profissionais, seja da mesma cidade ou pela internet (redes sociais) é um grande truque de mestre, dessa forma você se mantém atualizado, aperfeiçoa seus processos e agrega mais qualidade aos seus serviços.
Dicas de onde comprar ou como arrumar uma ferramenta, execução de determinada atividade, quanto material comprar para determinada obra ou até mesmo quanto cobrar para realização de um serviço são algumas coisas que podemos aprender com outros colegas de profissão, manter os profissionais unidos e qualificados é a melhor maneira de crescimento e valorização da classe.
um profissional que é antenado e se preocupa com esse tipo de coisa tem mais chance de se destacar.
Essas foram as 4 dicas de marketing para profissionais azulejistas, para acessar outras dicas como esta, acompanhe nossas redes sociais e nosso blog.