O perfil do novo consumidor de material de construção

O Perfil Do Novo Consumidor De Material De Construção

é fácil notar como as coisas tem mudado rapidamente, não é verdade? Com tantas transformações, o lojista precisa estar atento ao comportamento de compra do consumidor de material de construção. Estar sempre um passo à frente das tendências, dá ao empresário a possibilidade de atender melhor seu consumidor, ou seja, o empresário ganhará mais competitividade […]

O perfil do novo consumidor de material de construção

O perfil do novo consumidor de material de construção

é fácil notar como as coisas tem mudado rapidamente, não é verdade? Com tantas transformações, o lojista precisa estar atento ao comportamento de compra do consumidor de material de construção.

Estar sempre um passo à frente das tendências, dá ao empresário a possibilidade de atender melhor seu consumidor, ou seja, o empresário ganhará mais competitividade e sucesso nos negócios!

Infelizmente não existe (ainda) a formula mágica para prever o futuro, a realidade é que não temos certeza sobre tudo o que poderá acontecer, ou como o público-alvo da loja de materiais de construção se comportará daqui a um ou dois anos. Mas uma coisa é certa, podemos analisar as tendências e indicadores e nos preparar para qualquer imprevisto ou oportunidade que o mercado venha a oferecer.

O comportamento de compra do consumidor de material de construção, assim como o de qualquer outro segmento, tem acompanhado a evolução. Com a chegada da internet, o cliente ao chegar na sua loja de materiais de construção, já realizou pesquisas sobre o produto que deseja, já viu vídeos, avaliações e até mesmo comparou o preço.

Mas diante dessa mudança, como garantir que este cliente finalize a compra em sua loja de material de construção e não na loja do “Zézinho” que ele viu na internet?

Para te ajudar a ser mais competitivo e entender melhor este cenário, preparamos algumas dicas para você implementar na sua loja de materiais de construção.

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1. Esteja onde seu público-alvo está

Tente identificar, através de pesquisas pós venda, a principal origem dos seus clientes ou então o veículo de comunicação mais utilizado, por exemplo:

Peça para seu cliente responder um breve questionário, feito através de um formulário ou papel impresso, e colocar em uma urna na entrada da sua loja. Tente realizar perguntas objetivas e diretas como: “Como foi que você conheceu a nossa loja” e deixe algumas opções para aumentar a praticidade do preenchimento.

Após a apuração dos dados coletados, invista nos canais que mais tiverem votos, certamente será o ponto mais assertivo para realizar a divulgação da sua loja de material de construção.

Mas de qualquer forma, o comportamento de compra do consumidor de material de construção mudou, esteja presente na internet através das redes sociais, por exemplo.

Hugo Rodrigues (estudioso do comportamento do consumidor), disse em uma entrevista:

“Invista 70% em ações comuns, como panfletagem, ou a forma de comunicação que você pratica hoje. Outros 20% em ações mais inovadoras, como uma ação no Facebook, e os outros 10% em uma grande loucura, como uma ação forte na loja, ou um vídeo viral, acreditando que as pessoas vão compartilhá-lo nas redes sociais. Caso esse último dê errado, você não foi irresponsável e não correu riscos. Grandes marcas se transformam em grandes desta maneira.”

Hugo Rodrigues

A vantagem em utilizar mídias digitais como Facebook, Instagram e Google é que você pode selecionar o público que deseja atingir com sua publicação.

Por exemplo: é possível divulgar uma oferta apenas para pessoas que residem nos bairros próximos, com idade entre 25 e 45 anos, interessados em Construção Civil.

Assim você consegue ser mais assertivo, tendo menos investimento do que a maioria dos métodos tradicionais e atingindo quem realmente tem chances de comprar na sua loja!

Se as redes socias forem uma dificuldade para você, peça a ajuda de um profissional ou um funcionário mais antenado.

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2. Facilite os processos de compra para o consumidor de material de construção

O consumidor de material de construção está cada vez mais exigente, buscando atendimento rápido e preciso, produtos que não apresentem defeitos e comodidades em pagamento e recebimento de suas compras.

  • Tenha bons vendedores na sua loja, que se preocupem com o cliente e ofereçam aquilo que de fato ele precisa;
  •  Tenha bons fornecedores que entreguem seus pedidos no prazo (para não perder vendas para o concorrente), possuam serviço pós-venda e produtos de qualidade, como nós da Bumax;
  •  Ofereça diferentes formas de pagamento ao seu cliente – como cartão de crédito, débito, boleto, dinheiro, etc – para não perder vendas (importante verificar a viabilidade de vender em cada método);
  • Avalie se você pode dar melhores opções de entrega dos produtos, diretamente na casa ou obra do cliente, por exemplo.

Se você já vende pela internet, uma opção interessante é oferecer o serviço em que seu cliente pode comprar pela loja online e depois buscar o material na loja física.

3. Procure novidades para sua loja de material de construção

Novas tecnologias e inovações estão surgindo e você não deve deixá-las de lado.

Fique atento aos lançamentos, veja a repercurssão nas redes sociais e utilize-as como instrumento de pesquisa.

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Por exemplo: Este produto laranja evita que a cunha niveladora danifique revestimentos delicados, como o porcelanato, durante o processo de nivelamento.

Para saber mais sobre este produto e outros, clique no botão abaixo!


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Sim, você deve manter os produtos básicos e tradicionais, afinal nem todos estão abertos a mudanças e levam mais tempo para experimentar o novo, mas tenha em mente que os consumidores em busca do novo já existem e estão crescendo!

Atinja o consumidor de material de construção: tradicionais e inovadores e VENDA MAIS!

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4. Esteja preparado

Outro ponto muito importante é estar preparado para receber seu cliente.

Isso diz respeito tanto ao atendimento, quanto ao conhecimento dos seus vendedores sobre os produtos que você tem na loja.

Uma pesquisa da The Future Laboratory apontou que 78% dos clientes consideram que: ter uma equipe de vendas com conhecimento aprofundado sobre o produto e que transmita confiança são fatores essenciais para a lealdade perante uma marca.

 Portanto, deixe as portas da sua loja abertas para que seus fornecedores possam aplicar treinamentos aos vendedores e priorize aqueles que se dispõe a isso, afinal, um fornecedor que se preocupa com o pós-venda pode ser um grande parceiro para seu negócio – saiba aproveitar estas oportunidades.


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Esta mudança de comportamento do consumidor de material de construção já atingiu diversos setores, e o da construção civil é um deles!
Utilize estas dicas em conjunto com suas EXPERIÊNCIAS para ter ainda mais sucesso nos negócios!