Dupla colagem ou colagem simples?
A utilização da Dupla colagem ou Simples colagem é uma discussão frequente entre técnicos e profissionais que trabalham com revestimentos cerâmicos e porcelanatos. Conheça a diferença: Dupla Colagem: consiste na aplicação e distribuição de argamassa colante na base de assentamento (piso ou parede) e da mesma forma no verso da placa cerâmica/porcelanato, que leva o nome […]
A utilização da Dupla colagem ou Simples colagem é uma discussão frequente entre técnicos e profissionais que trabalham com revestimentos cerâmicos e porcelanatos.
Conheça a diferença:
Dupla Colagem: consiste na aplicação e distribuição de argamassa colante na base de assentamento (piso ou parede) e da mesma forma no verso da placa cerâmica/porcelanato, que leva o nome de tardoz.
Colagem simples: já na colagem simples, a aplicação da argamassa ocorre apenas na base de assentamento: chão ou parede.
Demonstração dupla colagem (Fonte: Blog Doutor Resolve)
Fonte).A dupla colagem torna-se indispensável à medida que o tamanho das placas aumenta. Além disso algumas placas podem apresentar empenamento, por isso é fundamental que haja argamassa suficiente e a colagem seja assegurada. Com a dupla colagem, a área de contato da argamassa é maximizada e a sua aderência é potencializada, evitando assim o descolamento das peças e espaços “ocos” entre a base (chão ou parede) e o revestimento.
Para as placas menores, em que a colagem simples pode ser utilizada, deve-se observar a quantidade de argamassa colante que está sendo aplicada. O recomendado é utilizar desempenadeira com dentes de no mínimo 8mm, porém, a maioria dos profissionais azulejistas trabalham com medidas maiores, de 10mm para cima, por entenderem que para garantir a colagem é essencial utilizar cordões de argamassa mais espessos.
Cordões de argamassa (Fonte: Bonnafix)
É compreensível que cada azulejista tenha suas preferências quanto as técnicas de assentamento. Porém vale lembrar que seguir as normas vigentes sempre trará maior segurança e tranquilidade para o profissional. Além disso, obedecer as orientações do fabricante do revestimento é determinante para manter a garantia do produto e a satisfação do seu cliente.